O que as delícias turcas me ensinaram sobre a vida (e o cozimento)

O que há para ser aprendido com o doce impossível?

Não deveria ser tão difícil, pensei comigo mesma, olhando para a receita que peguei no meu telefone. As delícias turcas têm apenas cerca de cinco ingredientes (a menos que você planeje adicionar frutas ou nozes, o que eu não fiz): açúcar, água, amido de milho, creme de tártaro, água de rosas e talvez algum corante vermelho, se você estiver com vontade.

Eu tenho que admitir, eu comecei bastante confiante em minhas habilidades. Embora eu tenha lido muitas histórias de horror sobre a tentativa de fazer o doce complicado on-line, achei que tinha conhecimento suficiente sobre o assunto para começar a fazê-lo com bastante facilidade. Substituí a baunilha pela tradicional água de rosas e usei uma tigela de gelo para avaliar a temperatura da minha mistura.

Comecei a fazer as delícias numa tarde ensolarada de sábado. Apesar da minha falta de equipamento adequado (leia-se: termômetro para doces), tudo estava começando de maneira brilhante. Acabei de adicionar o amido de milho quando algo deu terrivelmente errado.

curso de bombom gourmet

Minha mistura de amido de milho e água se fragmentou quando atingiu a água com açúcar fervendo na panela, criando pedaços de pó branco em vez dos doces macios e pegajosos que eu esperava. E a mistura que deveria ter engrossado “imediatamente” ainda estava líquida como sempre. Em uma tentativa desesperada de salvar o doce, continuei a reduzi-lo, adicionei uma bela coloração vermelha e coloquei-o sem graça em uma panela para esfriar.

Infelizmente, o destino das minhas grandes delícias turcas foi ainda pior do que eu imaginava. Eles esfriaram até uma temperatura agradavelmente quente e, empolgado, estiquei um pedaço da panela e coloquei na boca. Oh, que horror! Quando mordi a alegria, ela ficou dura como pedra e se tornou completamente intragável.

Decidi, para evitar o desperdício, que acrescentaria mais amido de milho, água e sabor a uma panela e refogue as delícias turcas desprezadas (com a esperança de reduzir alguns pedaços também). Foi melhor do que o esperado, e agora os doces de cor rosa clara ainda eram gelatinosos quando os tirei da panela. Infelizmente, eles haviam mudado de balas duras para geléia desajeitada. Mais uma vez, minhas delícias foram provadas intragáveis.

Dois dias depois, decidi enfrentar novamente as delícias turcas. Desta vez, porém, prometi me preparar melhor (e minhas delícias) contra o mundo cruel e cruel da fabricação de doces. Comprei um termômetro na Amazon (yay envio de um dia!) E peguei água de rosas no meu supermercado local. Então, eu comecei a cozinhar.

Armado com meu fiel termômetro de doces, assegurei que a água com açúcar estivesse na temperatura certa antes de mergulhar em minha mistura de amido de milho. Embora ainda fosse um pouco robusto para o meu gosto, era melhor do que tinha sido. Adicionei sabor, coloração e reduzi-a à espessura adequada. Ele mostrou uma melhora significativa e, apesar de tudo, eu tinha grandes esperanças para esse lote de doces.

curso de bombom gourmet

Em vez de jogá-lo na panela imediatamente, passei a mistura por uma peneira para obter a textura bonita e suave que todas as delícias turcas merecem. E funcionou! Os aglomerados se foram, e fiquei com uma panela cheia de delícias turcas reluzentes e perfumadas.

Poucas horas depois, voltei impaciente para a panela de gosma rosa, feliz ao descobrir que ela havia se transformado em um doce pegajoso e um tanto moldável. Cortá-lo, é claro, era uma questão totalmente diferente, mas eu enfrentei aqueles 30 minutos de serragem com muito poucas feridas de batalha. Finalmente, eles estavam completos!

Hesitante, peguei e fiz o curso de bombom gourmet. Um sabor suave de rosa inundou meus paladar. Nervosamente, mordi – o doce endureceria como na época anterior?

Isso não aconteceu! Provou-se deliciosamente mastigável (vê o que eu fiz lá?). Sucesso!

Agora. Nós rimos, choramos, tivemos nossos corações partidos por recontar minhas aventuras com delícias turcas. Mas o que, você pode perguntar, isso tem a ver com a vida?

Embora as delícias turcas em geral não se relacionem exatamente com as crises existenciais de alguém, a criação delas sim. Algumas partes são divertidas – algumas não são realmente tão boas assim. Os humanos, por padrão, tentam coisas novas o tempo todo. Queremos explorar, criar, descobrir. Somos, por natureza, criaturas curiosas. Mas quando a vida não funciona exatamente como imaginávamos, desistimos.

Após minhas experiências com delícias turcas, gostaria de oferecer uma visão final. Desistimos porque esperamos algo fácil. Aumentamos nossas expectativas para nós mesmos a tal ponto que é impossível não ser decepcionado depois que tentamos – e inevitavelmente falhamos em – algo. De fato, não é a atividade ou a ação que nos frustra: somos nós mesmos.

curso de bombom gourmet

Não estou aqui para oferecer algum tipo de conselho estimulante e focado na criança, como “não desista!” ou “acredite em si mesmo!” porque, embora eu acredite que todos devemos fazer essas coisas, não é assim tão simples. Em vez disso, talvez considere o seguinte: tenho as ferramentas certas para o que estou tentando fazer? Estou preparado para tentar várias vezes? Posso redefinir a aparência de “sucesso” para que eu possa alcançar objetivos realistas?

Na primeira vez que fiz delícias turcas, eu praticamente não tinha as ferramentas certas. Mas comprar água de rosas e um termômetro para doces tornou muito mais fácil. E, na minha primeira vez com a sobremesa difícil, não esperava ter que fazê-lo várias vezes para acertar. Eu estava indo para um. Mas mudei essa expectativa para mim depois do meu primeiro fracasso e mudei novamente depois do meu segundo.

Mesmo no final, quando “consegui” fazer delícias turcas, elas certamente não eram tudo o que eu imaginava quando comecei. Eles não eram quadrados perfeitos, eram pouco mais que finos, eram um pouco mastigáveis, tinham um pouco de água de rosas, muito pó, não havia o suficiente para a receita, eu os reduzi demais … Eu poderia continuar. Mas ainda considero minha tentativa mais recente um sucesso, porque havia reavaliado o que queria em uma delícia turca e, sinceramente, delícias chewy, doces e não desajeitadas eram tudo o que realmente importava. Portanto, eu tinha conseguido. Eles estavam deliciosos! Eu comi todos eles! Sucesso!